sábado, 11 de fevereiro de 2017

Vit. Guimarães, 1992/93 (principal - versão 2)

Quando comecei a desenhar estas coisas, há mais de vinte anos, foi por uma ideia bizarra de petiz em querer fazer algo enquanto assistia aos jogos em diferido das ligas espanhola e alemã, entre outros, nas tardes da SIC com os comentários do saudoso Jorge Perestrelo. E, enquanto o jogo ia decorrendo, o rapaz, munido de canetas de diversas cores, lá ia desenhando os equipamentos dos clubes que estavam a jogar num caderno - claro está, sem desenhar emblemas nem a marca dos equipamentos, mas já enfiava lá os patrocínios e as nuances que as marcas lá acrescentavam - e obviamente que o resultado final não ficava perfeito nem sequer longe disso, mas para um miúdo de 9/10 anos, já era algo assim razoavelzito; um dia destes, logo coloco aqui esses desenhos, mais não seja apenas para o rir.
Serve esta historieta/introdução megalómana para indicar a história deste desenho. Como amante do futebol vintage (ou achavam que estes desenhos apareciam só por qualquer distúrbio neurológico que eu possa ter?), gosto de ver os jogos que a RTP Memória passa aos sábados à tarde; e como a semana passada transmitiram o Vit. Guimarães 1-3 FC Porto de 1992/93, deu-me na cabeça olhar para o equipamento usado pelos vimaranenses e desenhá-lo, "reciclando" algumas das coisas que já usei noutros desenhos (já sabendo que o Vitória minhoto é dos clubes com equipamentos normalmente mais simples de fazer, sendo quase todo branco...). Por isso, quando fui à procura da imagem de equipa para incluir aqui, como costumo fazer, a esmagadora maioria que me apareceu era diferente do que tinha desenhado, mais não seja pela cor do colarinho. Por isso designei-a como "versão 2".
Bom, como já me alarguei demasiado com a escrita, siga lá acabar com o parlapier.

PS: Ah!, aquela faixa negra do cós dos calções talvez esteja a mais; mas como no modelo de onde tirei as coisas da Hummel ela estava lá, acabei por a incluir. Liberdade artística, se calhar? Se estiver mal, avisem...
Fonte: Glórias do Passado

Sem comentários:

Enviar um comentário