O Seixal foi o primeiro clube do concelho homónimo a conseguir andar na I Divisão nacional, na década de 1960 - com duas presenças consecutivas, onde conseguiu um 12º e um 13º lugar (em 14 equipas); e logicamente que se criou uma a rivalidade com os vizinhos do outro lado da baía, o Amora. Os jogos entre ambas as equipas eram sempre rasgados, com os adeptos de uma equipa sempre a trocarem os habituais mimos do "Amora é merda!", "Seixal é merda!" - infelizmente nunca assisti a nenhum, mesmo no tempo de crise de ambos os clubes. Historicamente, o ZeroZero fala em 13 jogos entre ambas as equipas (5 vitórias para cada lado com mais 3 empates), todavia a base de dados do site não contem os embates distritais - e custa-me a crer que apenas se tenham encontrado pela primeira vez nas competições nacionais em 1978/79. Bom, de qualquer maneira, o Seixal tem no seu palmarés, em termos das competições nacionais, uma Taça Ribeiro dos Reis (uma competição organizada pela FPF de 1961 a 1971), um 2º lugar na II Divisão, 2 títulos da III Divisão e um 2º lugar (pelo menos, pois os registos na Internet sobre as finais da III Divisão estão bastante incompletas), para além de 4 títulos de vencedor da A.F. Setúbal. Eventualmente, com a crise, e tal como aconteceu a muitos outros clubes por esse Portugal fora, o Seixal extinguiu a sua equipa sénior, isto em 2006/07, e só agora o clube começa paulatinamente a recuperar e a tentar voltar a ser uma referência concelhia e distrital. O futebol voltou, se bem que ainda só nas camadas jovens, sob o nome Seixal Clube 1925 (por forma a poder receber apoios sem ter os mesmos penhorados pelos credores) e as coisas vão avançando de forma a que um dia, quem sabe, o futebol sénior volte e haja novamente um Amora - Seixal (e vice-versa).
Bom... fartei-me de escrever para aqui e ainda não cheguei a falar sequer do equipamento em epígrafe. Tenho uma "baliza temporal" muito larga mas talvez até o devesse ser mais larga, pois é possível que tenha sido usado em mais temporadas - mas o arquivo de fotos não é grande coisa, admito. E porquê este equipamento? Porque foi utilizado na última grande glória do clube seixalense, em 1999/00, quando o Seixal venceu a série F da III Divisão nacional e, na competição que se seguiu após a mesma para apurar o campeão nacional, só baqueou nos penalties da final frente ao Vianense. Ah!, já me esquecia: o patrocínio não vai com a mesma letra que devia,
mas com a que mais me pareceu tendo em conta a foto. O que não quer
dizer propriamente grande coisa...
A foto inspiracional (ou seja, onde me baseei para a coisa) tem lá (pelo menos) um interveniente que hoje está a treinar um clube da I Divisão. É aquele ali. Sim, esse mesmo.
Sem comentários:
Enviar um comentário